Rua Teixeira Soares, 962. Passo Fundo/RS | +55 54 3311-3155 / +55 54 3045-5009 / +55 54 99980-2969

LAURO KORTZ - Azul e Gol adiam a retomada dos voos regulares para setembro

13 de de 2021
Com homologação da pista em fase de trâmite, Aeroporto de Passo Fundo tem previsão de reabertura em 1º de agosto.

Com a ampliação do fechamento do Aeroporto Lauro Kortz até 31 de julho, as duas empresas aéreas que operam em Passo Fundo decidiram protelar a retomada das operações para o mês de setembro. Com a pandemia, o transporte aéreo de passageiros está em fase de recuperação, com a reabertura gradual de várias bases fechadas, dentre as quais Passo Fundo. Azul e Gol, que vendiam passagens para o início de agosto, para evitar possíveis desajustes em suas malhas, agora disponibilizam voos somente a partir de setembro. A Azul tem previsão de retorno ao Lauro Kortz no dia 1º e a Gol no dia 02 de setembro. A Azul fará a ligação com Viracopos, em Campinas-SP, e oferece o trecho a partir de R$ 199,69. A empresa solicitou operações com o Embraer-195, para 118 passageiros. Porém, como a ampliação do PCN (índice que limita peso/impacto operacional) da pista, esporadicamente, também poderá utilizar o E295, novo modelo da Embraer para 136 passageiros. Já a Gol, no voo entre Passo Fundo e Guarulhos, na Grande São Paulo, oferece passagens a partir de R$ 211,73. A empresa continuará operando com o Boeing 737-700 que oferece 138 poltronas.


Trâmites para homologação

Obras concluídas e, agora, falta a homologação da pista. Para isso é necessária uma sequência de trâmites técnicos e legais. Numa primeira etapa, depois das obras de revitalização da pista do Aeroporto Lauro Kortz, no final de junho, o Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul (DAP/RS) solicitou nova prorrogação no fechamento da pista. “Isso ocorre em decorrência da necessidade de homologar a pista e novos equipamentos”, explicou o diretor do DAP, engenheiro Leandro Taborda. “Com as alterações nas cabeceiras, será necessário ajustar cartas de aproximação e calibrar os PAPIs”, disse em relação ao sistema de luzes que propicia a visualização da rampa ideal de descida. Esse equipamento vindo da Itália teve atraso na entrega e, consequentemente, também atrapalhou o cronograma para a libração da pista. A documentação está em trâmite junto à ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil. 


Avião-laboratório

De acordo com Clarice Beffart, administradora do Lauro Kortz, o DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo, emitiu em 28 de junho um aviso (NOTAM) prorrogando fechamento do aeroporto de Passo Fundo até 31 de julho. Nesse período, será possível a calibragem em solo e a aferição dos novos PAPIs, produzidos pela OCEM Airfield Technology. Além de ajustes em solo, ainda é necessária a inspeção de uma equipe do Cindacta II, de Curitiba. A aferição será realizada por uma aeronave-laboratório Legacy 500 do GEIV, Grupo Especial de Inspeção de Voo. Aproveitando que a pista está fora de operações, prosseguem serviços de acabamentos como limpeza e colocação de gramas nas laterais. Paralelamente, prosseguem as obras do novo TPS, um amplo terminal para passageiros. A previsão é que em dezembro estejam concluídas todas as obras de melhorias que o projeto contempla. Assim, quando reiniciarem as operações, por alguns meses os usuários utilizarão as antigas instalações do Lauro Kortz, com o aeroporto ainda em estágio de canteiro de obras.


fonte: https://www.onacional.com.br/cidade,2/2021/07/13/lauro-kortz-azul-e-gol-adiam-a-r,117515