Rua Teixeira Soares, 962. Passo Fundo-RS

O novo ambulatório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)

14 de fev de 2017
Novo local com salas de atendimento ao SUS, construído em parceria entre Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) no complexo do antigo Quartel do Exército, está em fase final de obras e deve iniciar atividades em março

O novo ambulatório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), está próximo de entrar em funcionamento. Em obras desde outubro do ano passado, a instituição acredita que até o fim desse mês o trabalho será concluído. A nova casa de saúde será no complexo do antigo Quartel do Exército, na Rua Teixeira Soares, que está em fase de recuperação. No local, funcionará o ambulatório de residência médica na traumatologia, ortopedia, clínica médica, ginecologia obstetrícia e pediatria.

O local será destinado para aulas práticas dos estudantes de graduação do curso de Medicina da UFFS e pós-graduação. Haverá atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a comunidade de Passo Fundo e região. A estimativa é que, mensalmente, mais de 3.500 consultas sejam efetuadas nas dez salas do ambulatório. De acordo com o diretor da UFFS em Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, aliar ensino ao atendimento é um ganho fantástico para a comunidade. “A organização dos ambulatórios para fins de ensino e atendimento ao público é algo novo. É uma obra fantástica, onde vários laboratórios serão entregues até o fim desse mês. Internamente está bastante avançado. Será um atendimento de alta qualidade para os usuários do SUS e, ao mesmo tempo, os alunos da UFFS terão um espaço ideal de ensino”, declara.

Para o coordenador do curso de Medicina da UFFS e vice-diretor médico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Dr. Júlio Stobbe, o objetivo é iniciar os trabalhos em março. “Queremos começar os serviços no ambulatório no início do próximo mês”, afirma. Com recursos oriundos do HSVP para a restauração do prédio onde funcionará o ambulatório, o médico relata que a inserção da Universidade Federal já mostra resultados positivos para a comunidade. “Esse ambulatório já mostra a inserção da Universidade, mostrando serviço com seus alunos para a cidade e região”, completa.

Com atendimento diário, a implementação do novo ambulatório será um desafogo para a emergência dos hospitais de Passo Fundo. “A medida em que a gente ganha um espaço para ampliar as consultas, acabamos reduzindo a quantidade de atendimentos de emergência. Queremos prestar melhoria nas emergências com essa ampliação, para que se possa reduzir os atendimentos nesses locais que já estão cheios”, afirma o vice-diretor médico do HSVP, Dr. Stobbe. Com a pintura praticamente finalizada na parte externa do prédio, funcionários do HSVP e terceirizados trabalham na parte interna com a conclusão de pintura e montagem de equipamentos.

Campus da UFFS pronto para 2017

Na segunda fase da construção, denominada de Bloco A, o campus da UFFS está tomando forma. De acordo com o diretor, Vanderlei Farias, até o fim do ano a obra estará finalizada. “Vamos entregar a obra no fim do ano, com laboratórios montados, auditório pronto, sistema de exaustão, rede elétrica e internet, tudo organizado. A ideia é começar 2017, em janeiro, já instalados no novo local”, afirma. Segundo ele, a obra, em sua segunda fase, segue no rumo considerado ideal, visto que as paredes já estão construídas, piso próximo de ser finalizado e o aterramento de nivelamento da área pronto.

fonte: http://www.diariodamanha.com/noticias/ver/25495/Ambulat%C3%B3rio+quase+pronto